quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sem controle, como as marcas devem orbitar no mundo digital?

Em um mundo totalmente diferente do cenário de 10 anos atrás, as empresas abandonam alguns pontos do marketing tradicional na busca de reinventar, renovar e inovar. O principal caminho para o sucesso é saber que não é possível controlar a imagem da empresa como antes, mas abrir mão disso sem entregar totalmente o conteúdo da marca aos consumidores, cada vez mais exigentes, divulgando espaços próprios para eles se comunicarem.

“Não existe marketing digital hoje em dia. É tudo marketing, apenas”, diz Allister Frost (foto), diretor de estratégia em marketing digital para a Microsoft, durante evento da MAA (associação de agências de marketing, na sigla em inglês), realizado dos dias 19 a 21 de outubro. “Temos que simplificar. A internet é somente pessoas conversando online”, diz Frost.
A linha de pensamento de criar estratégias para aumentar as vendas foi ultrapassada no meio digital. “Na internet, vendemos as marcas e não produtos ou serviços. A propaganda tradicional sozinha não funciona mais”, afirma Marcio Garcez, diretor de consumo e propaganda da Google Brasil, em apresentação no mesmo evento.
Abandone o controle
Uma das percepções mais incentivadas entre os diretores de marketing do mundo é que as marcas não podem mais controlar todos os seus pontos de contato e devem aprender a lidar com este fato. “Se tudo parece estar sob controle, você não está indo rápido o suficiente”, disse Matthew Yeomans, co-fundador do SMI, um renomado site de estratégia online, citando a lenda do automobilismo Mario Andretti.
Como exemplo, ele falou sobre o caso da Coca-Cola, com o episódio dos vídeos, bem populares na web em 2006, que mostram a explosão que ocorre quando coloca-se uma bala Mentos dentro do refrigerante (foto). “A Coca-Cola odiou a repercussão, mas por outro lado, a Mentos não viu problemas com a publicidade involuntária”, diz Yeomans.

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