quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Projeto da Apex Brasil quer agregar valor a produtos nacionais

Entidade cria núcleos de design em parceria com associações de empresas exportadoras


A Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) está trabalhando na criação de núcleos de design com associações representantes de empresas exportadoras, com o intuito de agregar valor aos produtos nacionais. Ao todo, são entidades de 79 setores da economia brasileira, entre moda, casa e construção, alimentos, bebidas, agronegócio, máquinas e equipamentos.

O projeto foi apresentado nesta terça-feira (8) no Brasil Design Week 2011, realizado pela Abedesign (Associação Brasileira de Design) e que acontece até quarta-feira (9) no Transamérica Expo Center, em São Paulo. De acordo com a Apex, a indústria nacional perde competitividade ao não investir em design para melhorar seus produtos e processos. “Recebemos diversas reclamações de compradores estrangeiros queixando-se de que nossos produtos não são ergonômicos ou não têm processos sustentáveis”, afirma Marco Lobo, gestor de projetos da entidade.


Com os núcleos de design, a agência espera levar rodadas sobre o tema para dentro das empresas  que, ao incorporá-lo, possam melhorar os produtos que vendem lá fora. Como exemplo, ele cita o setor de moda brasileira, que vem ganhando visibilidade no mercado externo, mas que peca ao não investir em embalagens adequadas e na apresentação do produto. “O Brasil não tem cultura exportadora, nem de design, e essa é a nossa política de fomento”, afirma.


Os núcleos serão focados em desenvolver projetos para exportação. “Esse é o nosso traçado para a política industrial”, diz Lobo. Associações de classes como Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas) e Abit (Associação Brasileira da Indústria Textil) foram convidadas para montar o projeto, que é condição necessária para as entidades renovarem seus contratos com a Apex.


Para Luciano Deos, presidente da Abedesign, investir no tema é fundamental para o desenvolvimento da indústria brasileira. “O nosso salto será dado quando grandes indústrias, lideranças empresariais e agências de fomento entenderem que design significa inovação para produtos melhores”, resume. 
 
por Keila Guimarães

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