quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Primeiras impressões: Toyota Prius

Terceira geração reestilizada vem para o Brasil em 2012. Preço é indefinido, e montadora ainda tenta driblar o 'fantasma' do IPI.

A Toyota apresentou nesta terça-feira (29), no Japão, a versão do híbrido Prius que virá para o Brasil no segundo semestre de 2012. Mas o preço do carro que combina motor elétrico com outro a gasolina ainda não está definido. A montadora diz que negocia com o governo brasileiro incentivos para o consumidor adquiri-lo. Entre os benefícios estudados estão a isenção em sistemas de rodízio, como o que existe em São Paulo, e, sobretudo, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados.

Só esse imposto corresponde atualmente a uma alíquota de 13% para veículos com motor 1.8, como esse Prius, e, com a alta prevista para o próximo dia 16, ela subirá para 43%, segundo o gerente de relações institucionais da montadora no Brasil, Ricardo Bastos.

toyota prius (Foto: Luciana de Oliveirsa/G1)Híbrido Prius tem motores que, em conjunto, desenvolvem 138 cv (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
 
O Prius que será vendido no país é o da terceira geração do híbrido, lançada no Japão em 2009, que passou por uma reestilização e será apresentada nesta quarta (30), na abertura do Salão de Tóquio para a imprensa. O modelo anterior possuía motor 1.5 , com 56 kW; o motor atual é um 1.8 de 73 kW e o conjunto desenvolve 138 cavalos. Ele é completado por transmissão automática.

O foco da montadora para a nova geração foi a melhoria do consumo de combustível, que, em área urbana, ficou em 50 mpg, o equivalente a 21 km/l, de acordo com a Toyota. Este Prius oferece 3 modos de direção. O primeiro é o EV, em que o carro anda somente com a força do motor elétrico que, com a bateria totalmente carregada, atua até a cerca de 50 km/h, o que seria suficiente para um carro "de cidade". Considerando ainda que o ato de frear também ajuda a carregar a bateria, já que um sistema regenerativo transforma a energia cinética da frenagem em elétrica.

Toyota Prius (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Toyota Prius tem um motor elétrico e outro a
combustão (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
 
O modo Eco permite a condução com maior economia de combustível na combinação dos dois motores. A direção mais "divertida", segundo a montadora, fica por conta do modo Power, que permite melhora de desempenho em velocidades mais altas.

Mudanças visuais

O Prius da nova geração é 35 milímetros mais comprido que o da anterior, com 4,48 m ao todo. Os bancos de trás foram recuados, para permitir maior conforto desses ocupantes - a distância para o banco da frente aumentou em 190 milímetros, segundo a Toyota. O carro é vendido como de 5 passageiros, mas o espaço no meio é menor que os laterais.


O painel, dividido em dois, teve algumas modificações, para oferecer mais informações ao motorista na tela superior, a fim de evitar que o motorista tenha de desviar os olhos para os lados. O sistema multimídia ganhou entrada USB - mas a montadora ainda aponta que há espaço pata o velho CD no console.

toyota prius (Foto: Luciana de Oliveirsa/G1)Lanterna é uma das mudanças mais perceptíveis na reestilização do carro (Foto: Luciana de Oliveirsa/G1)
 
Por fora, a frente recebeu farol de neblina na grade inferior, que foi aumentada para proporcionar maior refrigeração do motor. As rodas de 15 polegadas agora têm pintura preta e novo design nas calotas. As lanternas em LED foram reestilizadas, tambem com aparência mais vertical.

Toyota Prius (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Espaço interno está maior na terceira geração
(Foto: Luciana de Oliveira/G1)
 
Primeiras impressões

O G1 experimentou o Prius que virá para o Brasil em uma pista fechada em Gamagori, localizada à beira-mar na região de Nagoya. Como todo elétrico, o carro parte no modo EV absolutamente silencioso. O freio de estacionamento é acionado com o pé, um sistema comum nos mercados norte-americano e japonês.


É possível acompanhar no painel a bateria ganhando carga a cada freada. Informações sobre o funcionamento do motor elétrico, consumo médio, aceleração, entre outras, podem ser mudadas com uma tecla no volante e é confortável que a leitura esteja próxima da altura dos olhos. Difícil, porém, é acompanhar tantos dados enquanto se dirige.

O circuito foi percorrido seguindo instruções da Toyota em um comboio com três carros, com três ocupantes, sendo um "pace car" um Prius da geração anterior. A aceleração até 100 km/h foi testada sempre com o modo Power acionado e o motor respondeu bem na reta, mas não necessariamente dando a impressão de "um 2.4", como descreve a Toyota.

Toyota Prius  (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Dados no painel são difíceis de acompanhar pelo motorista (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
 
Nas curvas, o carro se mostra bastante estável, "grudado" no chão. A bateria de "apenas" 40 kg, localizada na traseira do veículo, entre o banco e o porta-malas, ajuda. Ela é de níquel e a Toyota diz que a substituição dessa tecnologia pela bateria de íon-lítio, mais leve, pode ocorrer no futuro, mas não foram feitas previsões. O aperfeiçoamento do sistema para resfriar a bateria permitiu que o porta-malas do Prius fosse aumentado de 415 litros para 445 litros.

Para quem gosta de se sentir em um filme de ficção científica estando a bordo de um carro que prima pela tecnologia, o painel é bem discreto, apesar das linhas modernas. Há bastante espaço para guardar objetos, incluindo uma cavidade entre o câmbio e o assoalho onde cabe uma bolsa.

Toyota Prius (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Porta-malas passou de 415 l para 445 l (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
 
Com ou sem a alta do IPI nas costas, a Toyota afirma que o Prius chegará, mas é o preço quem vai determinar se a história do modelo terá mais peso que a de outros carros "verdes" lançados até agora no país e que são raridades nas ruas. No Japão, com incentivos, ele custa o equilvalente a US$ 30,6 mil. No país-sede, a Toyota já aposta também na versão plug-in, lançada nesta terça-feira, que permite a recarga da bateria em uma tomada em casa. Ela chega às lojas japonesas em dezembro, por US$ 20 mil a mais.

 

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