quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Fitch reduz nota da italiana Fiat

Maior concorrência no Brasil foi uma das justificativas apontadas 

Não são apenas os bancos europeus que andam na mira das agências de classificação de risco. A montadora italiana Fiat que o diga. Segundo a agência Fitch, o controle da marca norte-americana Chrysler, desde 2009 com a Fiat, tira rentabilidade da fabricante italian. Outro fator apontado pela Fitch tem a ver com o mercado italiano e o brasileiro, onde a Fiat é líder. No caso do Brasil, a Fitch aponta o aumento da concorrência como um fator que poderá tirar market share da montadora e reduzir sua margem de lucro. Finalmente, a Fitch aponta a baixa presença da Fiat nos mercados da China, Índia e Rússia como um problema a ser enfrentado, já que esses são os mercados automobilísticos mais dinâmicos do planeta. Tudo somado, a agência de rating decidiu rebaixar a avaliação de risco de crédito (que mede a capacidade financeira da empresa) de BB+ para BB. O mesmo movimento tem ocorrido com outros fabricantes de veículos. Em setembro, a Fitch decidira rever a avaliação da japonesa Toyota, para A – ainda assim superior à nota da Fiat mesmo antes do rebaixamento anunciado.

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