quinta-feira, 4 de agosto de 2011

China vende 7 milhões de carros e lidera mercado global


No primeiro semestre do ano, a China manteve a liderança mundial no setor automotivo com a venda de 6,9 milhões de veículos. 


Segundo estudo elaborado pela Jato Dynamics do Brasil, companhia especializada em fornecimento de informações automotivas, o crescimento do mercado no país asiático foi de 7,1% no período se comparado a igual período de 2010.

"As vendas de veículos na China devem crescer cerca de 12% neste ano, bem acima dos 5% previstos no início do ano. Torna-se incontestável o fato da China ser o maior mercado do mundo, muito embora ainda tenha fortes características dos mercados emergentes. A maior comprovação vem do fato de que os compradores de primeira viagem são responsáveis por mais de 70% das vendas totais", afirma João Carlos Rodrigues, diretor de Vendas da Jato Dynamics do Brasil.

Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países abordados pela pesquisa, os números englobam carros e comerciais leves.

O segundo lugar da lista é ocupado pelos Estados Unidos, com a venda de 6,3 milhões de veículos, alcançando um aumento de 12,8% entre janeiro e junho e sinalizando a recuperação do mercado americano.

Mesmo com queda de 27,8% em comparação ao mesmo período do ano passado, em decorrência dos desastres naturais ocorridos em março deste ano, o Japão ocupa a terceira melhor colocação mundial em vendas de veículos, com total de 1,9 milhão no semestre.

"O Japão começa a demonstrar que a tragédia natural vai prejudicar o desempenho no segmento automotivo e, mesmo com todo o esforço e profissionalismo do governo, as quedas devem continuar. Mesmo assim, isso não deve ser o suficiente para o país perder o 3º lugar", afirma Luiz Carlos Augusto, diretor Superintendente da Jato Dynamics do Brasil.

Em quarto lugar segue a Alemanha com crescimento de 11% e montante de 1,7 milhão. O Brasil aparece na lista com a quinta colocação e um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior, contabilizando vendas de 1,6 milhão de unidades.

A Índia, França e Rússia apresentaram resultados positivos nas vendas no semestre com crescimento de 16,3%, 1,7% e 55,7%, respectivamente. Ao contrário da Grã Bretanha e Itália, que obtiveram queda de 4,4% e 12,5%, respectivamente, ocupando as duas últimas colocações do ranking.

Marcas

A Volkswagen liderou as vendas mundiais no primeiro semestre com crescimento de 17,5%, comparado a 2010. A Ford ficou com o segundo lugar no ranking, com um aumento de 11,4% e total de 2,4 milhões.

Mesmo com queda de 15,4%, a Toyota ficou com a terceira posição e vendeu 2,3 milhões de automóveis.

"A Honda também sofre com os problemas da tragédia e já está em 7º lugar. Esperamos um segundo semestre mais equilibrado, porém a Volkswagen continuará agressiva nas vendas e principalmente brigando para manter a primeira posição do ranking", acrescenta Luiz Carlos Augusto.

A Chevrolet e Nissan aparecem nas posições seguintes, com crescimento de 16,2% e 11,7%, respectivamente. O destaque do período fica por conta da coreana Kia, que obteve 22,7% de aumento nas vendas no acumulado de janeiro a junho de 2011, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário