terça-feira, 23 de agosto de 2011

Associação discutirá importância do ABS para motos


As novas tecnologias em segurança veicular para motocicletas é o tema que a Bosch abordará no Seminário de Segurança Veicular, promovido pela AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), nesta terça (23, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. Com a palestra "Freios ABS para motos", o gerente de vendas e marketing da divisão Chassis System Control da Bosch, Carlo Gibran, mostrará os recentes desenvolvimentos para o segmento de duas rodas com foco em segurança."Com a introdução bem-sucedida do ABS nos carros de passeio nos principais mercados globais e atualmente no Brasil e na Argentina, a Bosch quer mostrar para o segmento de duas rodas um sistema similar para aprimorar a segurança dos usuários de motos", afirma Gibran.


A Bosch oferece para o mercado a Geração 9 dos freios ABS, sistema modular que permite a utilização em motocicletas com sistemas hidráulicos de freios. Normalmente, o motociclista sempre encontra dificuldades para frear em situações de emergência. Estudos da Bosch mostraram que 47% dos acidentes com motocicleta são causados por uma frenagem errada e hesitante.

"O sistema antibloqueio de frenagem resolve este problema, permitindo a frenagem segura e evitando o travamento das rodas. Isso pode prevenir uma queda e também reduzir de forma significativa a distância de frenagem", afirma Gibran.

Honda CB 600F Hornet - foto Divulgação
Honda CB 600F, que pode ser comprada com freios ABS

Segundo o Conselho Europeu de Segurança no Transporte, em2009 mais de 5.000 motociclistas morreram nas estradas da Europa. De acordo com o ETSC, o perigo de um acidente fatal, para a mesma distância percorrida, é 18 vezes maior para os motociclistas do que para os motoristas de automóveis.

As estatísticas de acidentes com motos não são diferentes no Brasil. Segundo o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz em 2008, mais de 8.000 motociclistas morreram em acidentes, o que representou um aumento de 754% quando comparado a 1998, ou seja, mais que uma morte por hora.

"A frota brasileira de veículos duas rodas cresceu muito nos últimos anos, por isso é importante investir no desenvolvimento de tecnologias que proporcionem mais segurança aos motociclistas", diz Gibran. Segundo dados Abraciclo, associação das fabricantes do setor, a frota brasileira de motocicletas cresceu mais de 300% nos últimos anos. A expectativa que a frota seja de 15,5 milhões, em 2015.

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