sexta-feira, 22 de julho de 2011

Assinantes do NYTimes digital chegam a 224 mil


Receita de circulação do jornal dos EUA cresceu 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado


Cerca de 224 mil assinantes pagam para acessar o conteúdo da versão digital do jornal The New York Times, conforme dados de junho divulgados pela New York Times Co. Outros 100 mil assinantes continuam a receber acesso gratuito ao Times Online e também por cortesia por meio de uma promoção do Lincoln, da Ford, em aplicativos para smartphone. A receita de circulação do periódico cresceu 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior depois de queda consecutiva nos três trimestres anteriores.
O acesso pago foi introduzido no final de março deste ano e é um medidor que rastreia quantos visitantes leem os artigos. O site limita o acesso gratuito a 20 artigos mensais. Depois disso, oferece a possibilidade do jornal impresso ou vários pacotes de assinatura digital, dos quais o mais barato dá acesso ilimitado ao acesso e um aplicativo de smartphone a US$ 15/mês. Um pacote que inclui o site, aplicativos para smartphones, app da versão para iPad e a possibilidade de compartilhar o acesso com mais uma pessoa sai por US$ 35/mês.
Os 224 mil assinantes incluem pessoas que pagam a taxa inicial de US$ 0,99 para acessar o primeiro mês. Não estão contabilizados os 765 mil usuários que ativaram o acesso digital e que recebem o jornal impresso em casa.
Receita publicitária
A receita publicitária digital aumentou 15,5% no grupo New York Times, o que significa um forte crescimento nacional da publicidade gráfica. É um ligeiro aumento em relação aos 14,9% obtidos pelo grupo no primeiro trimestre, mas, abaixo da expansão de 20,3% registrada no trimestre anterior.
"A resposta positiva ao consumidor pacotes de assinatura digital é uma forte indicação do valor que os usuários colocam na qualidade de nossas notícias, análises e comentários", apontou a presidente da Times Co., Janet Robinson, em comunicado. "Nosso modelo digital exemplifica a crescente capacidade de capitalizar sobre as tendências seculares que mostram a disposição dos consumidores em pagar por conteúdo em várias plataformas digitais." A executiva acrescentou que o grupo está satisfeito com a forma como esta iniciativa respondeu, em especial sobre o desempenho das métricas-chave, incluindo o volume de assinaturas digitais pagas, as taxas de tráfego global e as receitas de publicidade digital. O grupo divulgou, ainda, que tem mais 57 mil assinantes para e-readers e outros dispositivos como o Kindle, da Amazon.
A receita da Times Co. caiu 2,2% no trimestre, para US$ 576,7 milhões, assim como a receita publicitária também apresentou redução de 4%. A receita de circulação se manteve estável. A empresa divulgou lucro operacional de US$ 82,9 milhões, abaixo dos US$ 92,6 milhões registrados no mesmo período do ano passado.
Além de editar o jornal The New York Times, a Times Co. publica o The News Tuscaloosa, o site About.com, e os jornais Boston Globe, International Herald Tribune, Worcester Telegram & Gazette, Sarasota Herald Tribune e o Press Democrate in Santa Rosa.

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