quinta-feira, 9 de junho de 2011

Marcas chinesas são maioria no mercado brasileiro

Já são oito as marcas chinesas presentes no Brasil. Nenhum outro país tem oficialmente tantas marcas atuando no mercado interno, seja como importador, seja como fabricante. As mais próximas são as alemãs e as japonesas, ambas com sete representantes. A Inglaterra tem seis e os Estados Unidos cinco (veja a lista completa)

As chinesas, em conjunto, ainda têm uma participação limitada no mercado, com volume de vendas reduzido, mas estão avançando mês a mês.
Em maio foram vendidos no Brasil 16.704 carros e utilitários chineses
A mais agressiva delas, a JAC, lidera o ranking chinês, com 5.595 unidades vendidas até maio. É preciso ressaltar que esse número de carros foi vendido em apenas dois meses.
A Hafei é a segunda mais vendida, com 4.644 carros de janeiro a maio e em terceiro está a Chery, com 3.866. Lifan, Changan, Chana, Effa e Jinbei vêm a seguir, nesta ordem, na classificação por volume vendido (veja tabela). A Haima foi a última a chegar e começa a comercializar seus carros até o fim do ano, aumentando para nove os representantes da China no mercado brasileiro.
JAC tem 2,5% da vendas em grandes centros
O aumento de vendas da JAC em maio foi de 45% em relação a abril, crescimento que já era esperado. Foram vendidas 3.041 unidades, sendo 1.928 do hatch J3 e 1.113 do sedã J3 Turin.
Mas o mais marcante é a participação nos grandes centros, onde está melhor instalada, com maior número de concessionárias.
Em São Paulo, a JAC fechou maio com 2,28% de participação, na frente da Mitsubishi. No Rio, com 2,62%, vendeu mais do que Mitsubishi e Toyota e em Brasília superou também a Nissan, com 2,79% das vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário