segunda-feira, 11 de abril de 2011

Grupo Estado moderniza parque gráfico


O Grupo Estado adquiriu as soluções Kodak para modernizar seu parque gráfico. Ele passa a utilizar um novo sistema de gerenciamento de workflow, equipamento de pré-impressão Computer-to-Plate (CtP) térmico e chapas térmicas digitais, com a tecnologia na impressão dos jornais do Grupo e também em veículos de terceiros.

Fazem parte do Grupo Estado os jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, a Agência Estado, o portal Estadão.com.br, as rádios Estadão ESPN e Eldorado Brasil 3000, Oesp Mídia e o portal ZAP e ainda canais específicos para iPad, Smartphones e Tablets.


A aquisição foi feita após pesquisa no mercado mundial, avaliação das tendências tecnológicas e uma visita à gráfica Transcontinental, em San Francisco (EUA), onde os equipamentos foram vistos em pleno funcionamento. "A Kodak apresentou a melhor solução para nossas necessidades, com destaque para a tecnologia térmica, a capacidade produtiva, a estabilidade do processo e a flexibilidade dos equipamentos e softwares", relata Odair Bertoni, diretor Industrial do Grupo Estado.


Foram adquiridas quatro linhas completas de CtP Kodak, cada uma composta por sistema completo de workflow, platesetter Kodak Generation News e processadora e dobradeira de chapas. O investimento do Grupo em equipamentos e infraestrutura foi de R$ 4 milhões.


Da redação à impressão

A utilização do CtP elimina etapas na operação pois o arquivo da página recebido da redação grava direto na matriz - chapa offset digital. Além das vantagens na Área de Pré-impressão, há ganhos de tempo nas partidas de máquinas, em face aos ajustes mais rápidos, redução de jornais avariados e economia de tinta na Área de Impressão. "O ganho de tempo obtido com o novo processo está sendo aproveitado pela redação e pela área comercial, proporcionando um jornal mais atualizado e novas inserções de anúncios", esclarece Bertoni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário