quinta-feira, 7 de abril de 2011

Como atrair fãs para a página da sua empresa no Facebook

 

Confira as dicas de um especialista em mídias sociais para criar um espaço atrativo para a sua marca na rede social 

São Paulo - Com mais de meio milhão de usuários, o Facebook torna-se cada vez mais uma importante vitrine para negócios de todos os portes, incluindo os pequenos.

Confira a seguir dicas do especialista em mídias sociais Pedro Ivo Resende, diretor-executivo da agência Riot, para criar uma página de sucesso para sua empresa na rede social:

Personalize seu espaço


Faça o possível para impressionar seus fãs desde a primeira visita, customizando ao máximo sua página inicial para que ela se destaque das demais.


“Troque seu avatar, mude o fundo, personalize a página de acordo com as datas comemorativas do ano”, recomenda Resende. O uso de recursos multimídia, como fotos e vídeos, também ajuda a tornar o espaço mais atrativo.


Promova a interatividade


Para ter sucesso, uma página corporativa no Facebook não pode ser estática. Ela deve criar oportunidades para que os visitantes interajam com o conteúdo e entre si.


“O ideal é ter um ambiente de discussão entre os usuários promovido e moderado pela marca”, destaca o especialista. Perguntas simples, do tipo “qual dessas opções você prefere?” são um ponto de partida para começar a interação com os fãs.


Seja útil


O internauta só voltará à página da empresa se ela trouxer conteúdos e serviços úteis para ele. “Falar de si mesmo é aceitável às vezes, mas uma página de marca que só faz autopropaganda tende a se esgotar”, alerta o especialista.


Conteúdos divertidos tendem a atrair a atenção do usuário e se espalhar pela rede. “As chances de gerar conversação usando o conteúdo certo e atrativo são dez vezes maiores do que apenas falar de sua marca”, enfatiza Resende.

Ouça os clientes

A comunicação nas redes sociais não é uma via de mão única como acontece em outras mídias, como TV ou revistas. Lá, os consumidores falam de volta e é fundamental estar pronto para ouvi-los. “Uma marca não é o que ela diz que é, mas o que os outros dizem que ela é”, ressalta Resende.


“É sempre bem vindo conteúdo que deixe abertura para que os fãs concordem ou não com ele. Perguntar qual a opinião das pessoas sobre seu post já é um ótimo ponto de partida”, ele acrescenta.

Ofereça incentivos


Uma forma de manter os seus fãs engajados com a sua página é promover concursos e oferecer prêmios a cada meta alcançada no canal.


“Mesmo que não seja um presente especial, todos gostam de ganhar recompensas por interagirem com marcas. Reservar um espaço na página para um “fã do mês”, por exemplo, é uma forma de incentivo”, sugere Resende.


 

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