segunda-feira, 28 de março de 2011

Usuários de redes sociais navegam 41 horas por semana


 
Pesquisa da E.life mostra que 42,5% dos entrevistados dedicam 41 horas ou mais à internet por semana. Ou seja, quase 6 horas por dia. 

Do total, 85,1% utilizam seu tempo on-line para administrar perfis nas redes sociais.

Paralelamente, 85,6% dizem utilizar seu tempo on-line em conversas virtuais em tempo real. Dos entrevistados, 64,2% dizem acessar as redes sociais e usar os bate-papos on-line simultaneamente.

A pesquisa também identificou as redes com maior presença de usuários assíduos: o Twitter, com 47,2% de seus usuários on-line mais de 41 horas por semana e o Facebook, com 48,5%.
Também são hábitos comuns dos usuários ler blogs e visualizar fotos (no Flickr, Orkut, Facebook, entre outros).

Mais acessos móveis

Em 2009, apenas 34,4% dos usuários acessavam a internet pelo celular. No estudo referente a 2010, esse número subiu para 44,8%, representando a terceira maior plataforma para conexão.

 De qualquer forma, os equipamentos mais utilizados para a navegação ainda são os desktops, com 82,2%, seguidos pelos notebooks. Vale ressaltar que os desktops registraram uma pequena queda em comparação a 2009.

Nas conexões móveis, os conteúdos mais acessados são as redes sociais e bate-papo on-line (através de aplicativos) e, ainda, a navegação em sites e a leitura de notícias (via browser). Baixar ou ouvir músicas on-line, jogos on-line, banco via internet e download de podcasts são menos comuns via celular.

Redes sociais

Em 2009, 49,1% dos internautas consultados tinham perfis no Facebook. Na apuração referente a 2010, esse número saltou para 91,3%. Seguindo o mesmo critério, o Twitter cresceu de 76,2% para 89,1%. Destaque também para o Linkedin, rede com fins profissionais, que possuía 21,8% das menções em 2009 e alcançou 47,5% em 2010. O crescimento do Linkedin é atribuído ao lançamento de sua versão em português.

Dos serviços em que os usuários possuem conta, aqueles declarados como mais usados foram o Twitter, com 74%; o Facebook, com 63%; o MSN, com 48,4%; o Orkut, com 34,1% e o Youtube, com 12%. Apesar de ocupar o quarto lugar no ranking deste ano, em 2009 o Orkut era utilizado por 68,8% dos usuários cadastrados em redes sociais.

Segundo o levantamento, o principal interesse dos usuários no Twitter é a informação, com destaque para a busca de atualidades e leitura de notícias. Já no Facebook, no Orkut e no MSN, o cultivo dos laços sociais é o que motiva o acesso, para que os usuários mantenham contato com amigos e parentes.

Compras

Ao serem questionados como utilizam a internet na hora das compras, 88,3% afirmaram que pesquisam on-line preços de produtos e serviços. Já 74,3% efetivam compras pela internet. Observa-se, ainda, que 46% dos internautas, em 2009, recomendavam a outras pessoas produtos e serviços adquiridos, enquanto em 2010 esse número caiu para 36%.

Perfil

Dos 945 internautas participantes do estudo, 53% são mulheres e 47% homens. Os usuários de 19 a 25 anos representam 47,5% dos entrevistados, enquanto 20,2% têm entre 36 e 45 anos, 17,4% têm de 26 a 35 anos e 9,7% têm até 18 anos. Os demais possuem mais de 46 anos de idade.

A região Sudeste (48,9%), abrange a maioria dos consultados, seguida pelo Nordeste (24,1%), Sul (21,3%), Centro-Oeste (3,6%) e Norte (2,1%). As perguntas foram aplicadas aos usuários de redes sociais através de divulgação principalmente por meio do Twitter e do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário