quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Katz reformula marca e investe em franquias

 

A marca de chocolates de Petrópolis pretende levar os produtos para até 100 lojas

São Paulo – Com mais de 50 anos, a Katz Chocolates se prepara para inaugurar as primeiras franquias. Fundada em 1953, marca ficou famosa na região serrana do Rio de Janeiro pelos chocolates e biscoitos. A previsão é abrir 100 lojas nos próximos três anos, com foco no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais.

Com o tempo e a concorrência mais acirrada, a marca foi perdendo o glamour. A empresária Peka Toenjes comprou a empresa em 2006 e investiu em uma reformulação geral. “Eu admirava muito a marca e sabia que dava para aproveitar a força que ela já tinha”, explica Peka, que nos últimos seis meses investiu 2 milhões de reais em adaptações na fábrica.

Hoje, quatro lojas funcionam no Rio de Janeiro. O número deve dobrar até a Páscoa. “Temos muitos pedidos de franquais”, diz. Até o final do ano a meta é chegar a quinzelojas. A fábrica, que produz 2 toneladas de chocolate em um mês comum, se prepara para um reforço na produção, que deve atingir um volume seis vezes maior para atender as novas lojas e a época da Páscoa. Peka garante que as fortes chuvas e as enchentes que atingiram a região no começo do ano não afetaram os negócios.

Criada pela austríaca Ruth Bucky e pela alemã Anne Katz, a rede foi comprada porque a qualidade dos produtos diminuía com frequência. “A gente ouvia as pessoas dizendo que não era como antigamente”, explica Peka. A reformulação foi total. Da marca à matéria-prima. “Refizemos tudo e voltamos à estaca zero com um foco na produção artesanal e todo um novo processo de produção”, diz.

Hoje, a rede produz bombons, biscoitos, tortas, bolos e torradas e exporta os produtos para os Estados Unidos. A franquia da Katz exige área de 20 a 35 m2 e o investimento inicial, incluindo a taxa de franquia, começa em 126 mil reais. O retorno é previsto entre 18 a 30 meses.

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