terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Petrobras garante gás para expansão da Compagas

A Petrobras confirmou para a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) o fornecimento de mais 1,14 milhão de m³ por dia de gás natural para a ampliação do mercado de atuação da empresa. A confirmação, feita no final da semana passada, vai permitir para a Compagas dobrar o fornecimento atual de gás natural no estado. “Vamos disponibilizar o combustível para mais clientes e garantir nosso programa de investimentos”, comenta o diretor técnico comercial, José Roberto Gomes Paes Leme. 
O contrato atual da Compagas com a Petrobras permite o fornecimento de até 1,05 milhão de m³/dia à distribuidora paranaense. A média de consumo dos cerca de 9,2 mil clientes da Compagas em 2010 foi de 960 mil m³/dia de gás natural. O novo contrato vai permitir à companhia atender a demanda de duas grandes empresas do segmento de fertilizantes: a Vale Fertilizantes, antiga Fosfértil, referência mundial na sua área, instalada em Araucária, deverá consumir cerca de 540 m³/dia de gás natural, e a fábrica de ureia e fertilizantes que o consórcio Conapar projeta para construir até 2013 em uma das cidades que possuem rede de distribuição. Esta fábrica deverá consumir por volta de 600 mil m³/dia de gás natural. “É importante a parceria da Petrobras ao nos atender para podermos suprir essas duas importantes demandas”, ressalta Leme.

Além destes dois clientes, a Compagas projeta, para o quinquênio 2011-2015, um investimento de R$ 136 milhões na expansão da sua área de atuação. Neste ano deverão ser investidos mais de R$ 33,8 milhões para a execução de ramais, ligações de novos clientes industriais, residenciais, comerciais e de Gás Natural Veicular. O valor também inclui a conclusão de obras, como a de interligação do City Gate de Campo Largo com a rede de distribuição de Curitiba e a de construção de ramais para atendimento aos segmentos residencial e comercial em Curitiba. No ano, a companhia também deve executar o Projeto Piên, que ligará os gasodutos do Paraná e Santa Catarina para atendimento à Tafisa - grande fabricante de MDF do Paraná - e o projeto Londrina, com foco na prospecção de novos consumidores de gás natural na cidade.

A Compagas possui, hoje, 546 km de rede de distribuição e está presente em 10 municípios do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário