sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mitsubishi Motors conta com Brasil, Rússia e China para dobrar lucro

A Mitsubishi Motors está contando com a rápida expansão dos mercados emergentes e grandes cortes de custos para dobrar seu lucro operacional em três anos. Em anúncio, nesta quinta-feira (20), do novo plano de negócios para o próximo triênio, a Mitsubishi Motors, uma das menores montadoras de veículos do Japão, informou que tem meta de obter 37% de alta nas vendas de veículos de sua marca, para 1,37 milhão de unidades em 2013/2014.

O crescimento no volume será puxado pela China, sudeste asiático, Rússia e Brasil, onde a Mitsubishi Motos espera que um automóvel "compacto global" e outros modelos representem um aumento de vendas de 280 mil unidades até o final de 2015.
No entanto, o número esperado é menor que o 1,5 milhão citado pelo presidente da companhia, Osamu Masuko, em entrevista em junho. Isso porque a companhia tem se esforçado para se recuperar da drástica queda nas vendas globais, principalmente nos Estados Unidos, onde sua fábrica em Normal, Illinois, está operando muito abaixo da capacidade.
Em março passado, a Mitsubishi Motors e a francesa PSA Peugeot Citroen abandonaram negociações sobre uma possível união que poderia assegurar um futuro mais estável para as empresas. Masuko citou um momento inadequado em meio à crise global.
Segundo o novo plano da montadora, a companhia quer dobrar seu lucro operacional para 90 bilhões de ienes e triplicar o lucro líquido para 45 bilhões de ienes em 2013/2014 em relação à estimativa para o atual ano fiscal.
A empresa quer elevar receitas de 1,9 trilhão para 2,5 trilhões de ienes.
Para conseguir esses resultados, a Mitsubishi vai cortar custos com insumos em 90 bilhões de ienes, através da compra de mais componentes fora do Japão, por exemplo. A empresa também quer enxugar o número de plataformas de veículos de 12 para seis em 2015/2016.

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