sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Audiência da MTV aumenta com atuação em redes sociais

 
Interação da emissora com usuários de internet se tornou indispensável e intenção do canal é ampliar a atuação nas redes. 

A MTV entrou no ar em outubro de 1990 com a proposta de ser um canal jovem, trazer inovação para a TV e arriscar sem medo em sua programação.


Hoje, após muitos acertos e alguns erros, a audiência do site da emissora subiu quase 400% após a incursão da MTV nas redes sociais.

Rafael Losso, coordenador de conteúdo digital da MTV, esteve na Campus Party 2011 contando como as mídias tradicionais estão incorporando redes como o Twitter e o Facebook em seu dia a dia.

Como a MTV ingressou nas mídias sociais?

Começamos em meados de 2007, bem no começo do Twitter no Brasil. Antes disso, tínhamos página no Orkut, mas era uma relação fria ainda. Percebemos o potencial: "É isso aí que pode mudar tudo".

Acreditamos que se as ferramentas novas não fizerem mudanças é porque nós não soubemos aproveitá-las.
Tivemos uma reunião com Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e ele ficou impressionado ao saber que colocávamos os tweets dos telespectadores direto na programação, sem mediação. Fomos os primeiros a fazer isso.

Qual rede social levou mais audiência para o Portal MTV e para a TV?

O grande salto de audiência foi com o Twitter. Antes disso, a nossa maior audiência era quando nossa página ia para a home do Uol, em 2008. A audiência do Video Music Brasil (VMB) cresceu 20% em 2010, com o Twitcam e o livestream (transmissão de vídeos ao vivo pela internet), em que colocamos seis blogueiros transmitindo a premiação ao vivo.

Nós usamos as várias ferramentas disponíveis, como o Twitcam, o Formspring (site em que é possível fazer perguntas para o dono do perfil) e o Instagram (aplicativo para fotos e compartilhamento do Iphone). O Twitter é quase uma plataforma.

Como foi a incorporação dessas novas mídias na rotina da emissora?

Todo mundo está envolvido. Se a pessoa é offline, não consegue trabalhar na MTV hoje. Atualmente, cerca de 50% dos vjs da emissora são pessoas que surgiram na internet e temos muitas colaborações de blogueiros no Portal MTV.

A MTV é um canal colaborativo, começamos usando conteúdo dos outros, com os clipes das bandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário