segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Alemã Avantgarde chega ao Brasil

 

Agência especializada em eventos e marketing promocional quer aproveitar as oportunidades do mercado nacional.

Nos holofotes dos grupos internacionais, o mercado brasileiro de marketing promocional e eventos terá mais um player estrangeiro. Desta vez, de origem alemã – uma raridade entre as agências atuantes no Brasil. Está chegando ao País a Avantgarde, que irá se estabelecer aqui por meio de uma joint venture com a dupla Luiz Arruda e Ricardo Bruno, até então sócios e diretores da agência Quiz, que deixa de existir. 

"Conversamos recentemente com o CEO mundial da empresa, Martin Schnaack, sobre a possiblidade de trazer a agência para o Brasil, e agora conseguimos", afirma Arruda, de olho nos eventos esportivos e no boom da economia nacional.

A Avantgarde surgiu em Munique há 26 anos. Focava o mercado local de moda, mas ampliou sua participação tanto para outras disciplinas do marketing como para outros países. "A agência é focada em eventos e promoções, mas pode atuar em todos os outros, incluindo publicidade", frisa Arruda.

Além dos escritórios em Berlim, Colônia, Dresden e Hamburgo, a Avantgarde decidiu, há 10 anos, seguir na contramão da estratégia de grande parte das agências alemãs de ficarem restritas ao enorme mercado local. A internacionalização começou por outras cidades europeias (Moscou, Praga e Viena), passou por Oriente Médio (Abu Dhabi e Dubai) e Ásia (Xangai e Pequim), e, agora, chega à América do Sul.

Segundo Arruda, em médio prazo, o plano é o de que a Avantgarde brasileira passe até a comprar mídia, seguindo o modelo full service de todos os outros escritórios. "A agência atua no conceito de live marketing, que significa envolver o consumidor independente da mídia", diz Arruda. A empresa pretende consolidar seu negócio em 2011, buscando atender aos atuais clientes, herdados da Quiz, e prospectando contas já atendidas pela multinacional em outros mercados, especialmente na Alemanha.

A partir de 2012, a Avantgarde expandiria sua atuação em outras disciplinas. "A ideia é transformar a agência no que ela já é na Alemanha", sustenta Arruda. Segmentos como os de patrocínios, gerenciamento de talentos esportivos e relações públicas também estão nos planos.

A Avantgarde começa com 20 funcionários em um escritório na zona sul de São Paulo, com planos de chegar a 40 colaboradores até o final do ano. Arruda não revela o investimento feito para trazer a marca alemã ao Brasil, mas garante que não irá poupar dinheiro para chegar ao mesmo patamar da matriz. "Posso dizer que chegamos para brigar com os grandes players do mercado", aposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário