quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mercado classifica cobrança digital e autorregulamentação como necessidade

Temas dominam debates do segundo dia do Congresso Brasileiro de Jornais



A necessidade de cobrança do conteúdo digital pelos jornais abriu na manhã desta terça-feira (21) o segundo dia de debates do Congresso Brasileiro de Jornais 2012, realizado em São Paulo pela ANJ (Associação Nacional de Jornais). Antonio Manuel de Teixeira Mendes, diretor-superintendente do Grupo Folha, afirmou que, neste momento, não há uma “pressão” por aumento do impresso, já que a circulação não teve queda no Brasil, mas que decisões precisam ser tomadas com certa rapidez pelo que está acontecendo na plataforma digital.
“Nós vivemos um momento ímpar. Temos a oportunidade de manter o faturamento do impresso e agregar faturamento do digital”, disse o executivo. Segundo Mendes, a Folha está estruturada dentro de um desenho de uma redação integrada, tanto para o digital quanto para o impresso, que possa produzir notícias 24 horas por dia. A Folha começou a cobrar pelo conteúdo digital há poucos meses. Mendes participou do Comitê de Gestão, sob o tema “Planejamento econômico-financeiro em um cenário de transformação estrutural do negócio”.
No Comitê Mercado Anunciante, os debatedores falaram a respeito da “Medição e otimização de audiência web”. Roberto Lobl, diretor regional do Target Group Index para a América Latina, apresentou números interessantes sobre a audiência dos leitores dos jornais no ambiente digital. De acordo com dados do Ibope Media, 1,5 milhão de leitores online diários se agregam à audiência do jornal no papel.
Outra informação que chamou a atenção é que 50% das pessoas leem o mesmo jornal ao longo de um mês na internet. “Isso leva a gente crer que existe uma fidelidade grande a esse título no ambiente digital. Em geral, essa audiência é mais jovem que os leitores do offline”.
Autorregulamentação
Houve também um painel exclusivo para o tema “autorregulamentação” dos jornais, quando a ANJ fez uma avaliação do programa da associação, adotado desde o ano passado. Ricardo Pedreira, diretor executivo da ANJ, disse que houve avanços no programa, mas que ainda existem muitas diferenças a serem resolvidas, já que esse é um tema difícil para os jornais.
Segundo ele, os 154 jornais associados à ANJ — a estimativa é que existem três mil títulos em circulação no Brasil — já adotaram o projeto de autorregulamentação proposto, que segue um modelo descentralizado e sem a existência de um conselho federal — ou seja, a entidade indica boas práticas e cada jornal adota individualmente o seu modelo.
“Esse é um tema difícil para os jornais. Hoje o nosso principal desafio é criar a cultura de autorregulamentação nos veículos, visando um jornalismo ético. É um programa permanente, que vai evoluir”, falou Pedreira. Um dado levantado pela ANJ que chamou a atenção é que apenas três jornais têm ombudsman. “Muitos jornais não tinham modelo algum. Consideramos que a iniciativa está produzindo bons resultados”.
Por diversas vezes, os participantes citaram o modelo bem-sucedido de autorregulamentação do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Aluizio Maranhão, editor de Opinião do jornal O Globo, destacou que lembrar do Conar é inevitável, pois a entidade funciona bem há mais de 30 anos. “Acho que o modelo descentralizado é o caminho indicado. O Conar tem o mesmo princípio, de que melhor fazermos nós (mercado) do que ter uma interferência externa. Eu estou otimista, vejo como o Conar funciona bem e serve de barreira a tentativas de fora”, defendeu Maranhão.

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