sexta-feira, 6 de julho de 2012

Os próximos passos da Dafiti


Loja de calçados online planeja construir um novo centro de distribuição de 25 mil metros quadrados em Jundiaí (SP)

A Dafiti começou a vender sapatos pela internet em janeiro de 2011 e pouco mais de um ano depois já desponta como um dos expoentes mais emblemáticos do varejo online de moda do Brasil. O próximo passo da empresa é a construção de um novo centro de distribuição com uma área de 25 mil metros quadrados. A previsão é que o complexo comece a operar entre 2013 e 2014 em Jundiaí (SP), cidade que já abriga a primeira unidade de estocagem da marca, com sete mil metros quadrados.
A necessidade de ampliar a capacidade de armazenamento evidencia o ritmo acelerado de crescimento da marca, que tem entre 65% a 70% do seu faturamento gerado pelos calçados. O restante vem das áreas de acessórios, categoria que passou a fazer parte do negócio em abril, e de vestuário, que estreou em julho como uma das principais apostas da Dafiti para liderar a expansão da empresa nos próximos anos.
“Queremos transformar a Dafiti em sinônimo de comércio eletrônico de moda no Brasil. Já conseguimos essa projeção com os sapatos e agora trabalhamos para alcançar a mesma imagem também no setor de vestuário”, comenta o alemão Malte Huffmann, responsável pela área de marketing da Dafiti. Huffmann fundou o negócio o lado de outros três sócios, o brasileiro Philipp Povel, o francês Thibaud Lecuyer e o conterrâneo Malte Horeyseck.
Com um total de 56 mil produtos e mais de 500 marcas, a Dafiti registrou cerca de 31 milhões de acessos e 17 milhões de visitantes únicos no último mês de maio. A taxa de conversão é mantida em segredo, assim como o faturamento, mas estimativas do mercado apontam para um valor próximo de R$ 400 milhões em 2011. A marca já está presente também na Argentina, Chile, Colômbia e México. “A prioridade agora é para consolidar a operação nesses países e depois estudar a entrada em novos mercados da América Latina”, diz Huffmann.
A Dafiti soma um aporte no valor de € 40 milhões no Brasil, investimento capitaneado pela incubadora alemã Rocket Internet, um fundo criado em 2007 por três irmãos - Marc, Oliver e Alexander Samwer - que se especializaram em replicar negócios bem-sucedidos internacionalmente. A própria Dafiti, por exemplo, foi inspirada na Zappos, a maior loja online de roupas e calçados do mundo, comprada pela Amazon em 2009. Uma das investidoras do Groupon, o maior site de compras coletivas do mundo, a Rocket ganhou fama pela sua estrutura enxuta, ágil e voltada para crescimento.
“Sempre montamos um negócio com foco em grandes resultados”, afirma Huffmann, que mostra otimismo com o mercado brasileiro, motor para uma rápida expansão das empresas de internet. Os números do mercado não deixam dúvidas. De acordo com dados da Bain & Company, as vendas do varejo on-line devem passar de US$ 9,8 bilhões em 2011 para US$ 22 bilhões em 2016 no Brasil, com taxas expressivas de expansão especialmente no segmento de vestuário. Já a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) projeta uma alta de 4,5% no faturamento da indústria nacional de calçados em 2012, para R$ 22,73 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário