segunda-feira, 21 de maio de 2012

McCann analisa hábitos de consumo em grandes cidades

Pesquisa abrangeu países da América Latina


Por iniciativa de Luca Lindner, presidente do McCann Worldgroup para América Latina, Caribe, África e Oriente Médio, e coordenado regionalmente pelo diretor de planejamento Josafá Solis, mais de 2,5 mil funcionários da rede McCann da América Latina saíram às ruas para pesquisar os hábitos de consumo da população em grandes centros urbanos. Buenos Aires (Argentina), Caracas (Venezuela), Porto of Spain (Trinidad e Tobago), San Juan (Porto Rico) e Cidade do México foram algumas das cidades inseridas no estudo “Truth about street” que, no Brasil, contou com São Paulo e Rio de Janeiro em seu mapa.
No país, a pesquisa foi concentrada em áreas habitadas principalmente por pessoas das classes C e D. Na capital paulista, Itaim Paulista, Sé, Itaquera, Tatuapé, Lapa, República, Freguesia do Ó, Vila Invernada, Carandiru, Cidade Tiradentes, Jardim Marajoara e Jardim Cupecê estiveram entre os bairros visitados. Já no Rio, os profissionais do escritório carioca da WMcCann foram até regiões como Bangu, Bonsucesso, Cascadura, Campo Grande, Penha, Madureira, Méier, Tijuca.  As agências de ativação do grupo no Brasil – Momentum, MRM e Future Brand – também participaram das cerca de quatro mil entrevistas. A ação foi liderada pelo presidente da WMcCann, Martin Montoya, com coordenação de Aloísio Pinto, vp de planejamento.
O primeiro estudo, que segundo Lindner “é a primeira vez que ocorre no mundo da publicidade com essa magnitude”, teve como pano de fundo a coleta de informações e insights sobre o comportamento das pessoas em relação ao tema “Comida na rua”. Ou seja, tudo o que os consumidores podem comer e beber enquanto estão em trânsito.
Segunda Montoya, na pesquisa foi reforçada a percepção de que a relação desses consumidores com as marcas é mais distante do que em relação aos públicos A e B. “Para as empresas se relacionarem com esses públicos, elas precisarão construir uma outra relação que vá além do recall”, completa.
Em breve, o estudo deverá ser replicado para os escritórios do McCann Worldgroup nos Estados Unidos e Europa.

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