quarta-feira, 18 de abril de 2012

Volta rápida: Nissan Frontier 2013

Fundação mais sólida para encarar dois ciclones americanos

No olho do furacão os ventos não passam de 32 km/h. Esse é um período de calmaria passageira, já que, na sequência, virão rajadas acima dos 250 km/h com resultados quase sempre devastadores. O segmento de picapes vive esse momento de tranquilidade. Só na aparência. Em um piscar de olhos chegam dois ciclones americanos dispostos a jogar seus concorrentes pelos ares: Chevrolet S10 (cujo teste você confere nesta edição) e Ford Ranger, ambas renovadas depois de 17 anos.

nissan frontierSe o temporal é inevitável, cada um prepara seus alicerces da melhor maneira. Sem a modernidade e aparência atualizada das rivais, a Nissan Frontier aposta na força para ganhar a briga. Você se lembra do motor 2.5 turbodiesel de 172 cv, aclamado pela Nissan como o “mais potente do segmento”? Pois ele está ainda mais forte e até 10% mais econômico, segundo os japoneses.

Na versão 4X4 os 172 cv se transformaram em 190 cv devido a mudanças na injeção e no cabeçote, entre outras. O torque foi de 41,1 mkgf para 45,8 mkgf. Na 4X2, de 36,3 mkgf para 41,1 mkgf; a potência, de 144 cv para 163 cv.

TEMPESTADE
Valentia continua sendo a marca da Frontier. Esqueça os cv extras: com ou sem esse acréscimo de potência, a picape segue eficaz no off-road e confortável no asfalto. O motor empurra as duas toneladas sem dificuldadese o trabalho da suspensão em terrenos esburacados é exemplar. O câmbio manual de seis marchas, muito bem escalonado, é outro destaque da picape, que não disfarça o ronco metálico do motor a diesel na cabine.

O preço da Frontier está, em média, R$ 5 mil mais alto, o que não quer dize rque ela deixou de ser uma boa opção de custo-benefício no segmento. A tempestade está a caminho. E, dessa vez, nada de pôneis saltitantes. O horizonte está cheiode nuvens negras.

nissan frontier
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