quinta-feira, 12 de abril de 2012

Provar/FIA prega incentivo ao consumo

Instituto avaliou intenção de compra do brasileiro no segundo trimestre

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 11, o Provar/Fia e a Felisone Consultores Associados divulgaram resultados de seus estudos das intenções de consumo dos brasileiros para o segundo trimestre. Mesmo com datas fortes do varejo, como o Dia das Mães e Dia dos Namorados, a expectativa é de crescimento menor que o registrado em 2011, neste período.

O índice de consumidores que pretendem adquirir bens duráveis no segundo trimestre é de 58%, 15,2 pontos percentuais (pp) menos que o período equivalente em 2011. Em relação ao primeiro trimestre, a queda é de 1,4 pp, com o índice indo de 60,6% para 58%.

Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Provar, deu ideias para que o varejo reverta as previsões. “É recomendado que sejam viabilizadas ações para incentivar o consumo, pois há uma retração significativa das vendas até o final do primeiro semestre, quando a inadimplência deverá manifestar sinais de arrefecimento”, afirma.

Enquanto agora o índice de intenção de compra dos bens duráveis é de 58%, no segundo trimestre de 2011 foi de 73,8%. Algumas cestas de produtos, no entanto, não tiveram queda, como “linha branca”, “cama, mesa e banho” e “material de construção”. As que registraram maior intenção de compras foram “Vestuário e Calçados” (21,2%), “Informática” (11,2%) e “Linha Branca” (10,2%). Já as categorias que apresentaram maior alta na intenção de gasto no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro foram: “Cama, Mesa e Banho” (87,8%), “Cine e Foto” (81,5%) e “Eletroportáteis” (69,1%).

Base do estudo
A pesquisa foi realizada com 500 consumidores da cidade de São Paulo e avaliou intenção de compra e gastos nas categorias Linha Branca; Eletroeletrônicos; Telefonia e Celulares; Informática; Automóveis e Motos; Cine e Foto; Material de Construção; Cama, Mesa e Banho; Móveis; Eletroportáteis; Imóveis; Vestuário e Calçados e; Viagem e Turismo. Estes três últimos itens foram acrescentados nesta edição da pesquisa. O estudo avalia também a utilização de crédito nas compras de bens duráveis.
Além da intenção de compra no mundo off-line, a pesquisa avaliou a expectativa no e-commerce. Neste caso, o índice foi calculado com base em amostra de 5.103 pessoas e permaneceu estável em relação ao primeiro trimestre de 2012 (86,4%) e o segundo trimestre de 2011 (85,8%), neste último caso com leve queda de 0,6 pp.

Reação governamental

Recentemente, o Governo Federal, preocupado com a desaceleração da indústria, e consequentemente do consumo, divulgou medidas para incentivar a produção.
Depois de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos itens da chamada linha branca (fogões, máquinas de lavar e geladeiras), ele estendeu o benefício para os segmentos de móveis, laminados, revestimentos e luminárias. A alíquota foi reduzida de 5% para zero, no caso dos móveis; de 15% para zero, no de laminados e revestimentos; e de 15% para 5%, no de luminárias. As reduções para a linha branca e as novas categorias valerão até o mês de junho.

 

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