quarta-feira, 11 de abril de 2012

Audiência em sites de notícias cresce 30%, diz estudo

Quais dispositivos o brasileiro usa para consumir notícias online e como isso acontece em cada hora do dia? Como está o avanço da audiência nas diversas regiões do País? Qual o papel de buscadores e redes sociais na geração de tráfego para sites noticiosos? Para responder essas e outras perguntas importantes sobre a audiência web no Brasil, o Instituto Verificador de Circulação (IVC) acaba de lançar estudo com dados sobre a origem do tráfego online. O levantamento foi baseado em informações de ferramentas web analytics, entre janeiro e dezembro de 2011. No total, o Instituto verifica a audiência de 67 websites e 21 deles fizeram parte da amostragem da pesquisa.
 
 
O documento compilado pelo IVC revela crescimento médio de 29% da audiência web no Brasil. A segmentação por regiões aponta alta mais forte no Nordeste, com aumento de 50%. Além do crescimento orgânico, a pesquisa mostra a participação de cada região, considerando todo o tráfego.
 
Outro destaque do estudo é referente ao acesso móvel. O Instituto constata aumento de 400% na utilização de aparelhos móveis. A evolução é ainda maior no caso dos smartphones, que tiveram elevação de 563% na geração de tráfego. O estudo também mostra detalhamento exclusivo com os acessos por dispositivos divididos por faixa horária.
 
O papel das redes sociais e dos buscadores na busca por notícias também foi abordado, com a participação individual e variação ao longo do ano passado. O movimento mostra forte evolução do Facebook e supremacia do Google entre os buscadores. Além disso, é possível conhecer os navegadores que estão na preferência dos brasileiros e, até mesmo, quais as marcas de smartphones mais usadas no acesso à web.
 
Segundo Pedro Martins Silva, presidente executivo do IVC, a internet como fonte de notícias está em franco crescimento, favorecida por melhor qualidade da banda larga e maior pluralidade na oferta de dispositivos. “A segmentação por regiões brasileiras indica que o crescimento mais acelerado acontece nas localidades de menor uso proporcional”, ressalta. Para o executivo, o IVC dá um enorme passo ao disponibilizar o estudo da audiência web. “A iniciativa amplia significativamente o volume de dados disponíveis no mercado. Esta é a contribuição do IVC para fomentar reflexões sobre a comunicação nos meios digitais. Os novos dados devem dar novos parâmetros para nortear o planejamento de campanhas e direcionar os investimentos em mídia”, enfatiza.

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