terça-feira, 3 de abril de 2012

Após campanha, morte de pedestre cai 37% em São Paulo


Novo balanço sobre atropelamentos no centro paulistano mostra que a campanha lançada pela prefeitura no ano passado continua reduzindo o número de vítimas. O ritmo da queda, porém, caiu.


 
Do lançamento da campanha do pedestre, em maio de 2011, até janeiro deste ano, as mortes tiveram queda de 37% na comparação com o mesmo período anterior. 

Os primeiros balanços divulgados apontaram queda de 71% (até junho), 67% (até julho) e 42% (até outubro). A meta é reduzir as mortes em 50% até o fim deste ano. 

A intensidade das multas dos marronzinhos também está menor. Em fevereiro e março, foram aplicadas em média cerca de 1.040 multas por dia útil, contra 1.435 logo após a campanha ser expandida, em setembro. 

Para dar novo fôlego à campanha, começa amanhã uma terceira etapa, com prioridade às 14 vias mais perigosas, conforme a Folha antecipou no mês passado. 


Fábio Braga-2.abr.12/Folhapress
Homem atravessa fora da faixa, perto de alerta da prefeitura sobre campanha de proteção ao pedestre
Homem atravessa fora da faixa, perto de alerta da prefeitura sobre campanha de proteção ao pedestre 

Marronzinhos serão deslocados para as vias, a maior parte na periferia. Parte dos orientadores --agentes de uniforme amarelo que usam bandeiras para conter motoristas e pedestres-- que atuavam sobretudo no centro também será deslocada. 

O plano inclui ainda uma reforma na sinalização e nos semáforos. "O objetivo é levar os índices do centro para esses corredores mais perigosos", diz Irieu Gnecco, diretor de planejamento da CET. 

Para o professor da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Creso Peixoto, a prefeitura deveria investir mais nas faixas. "Pintura mais forte, iluminação melhor, como em Brasília, onde o pedestre é mesmo respeitado". A CET diz ter pintado 16 mil faixas. 

Para Creso, a campanha também deve focar mais os pedestres, não só motoristas. 

A CET reconhece que os pedestres têm sido relutantes. O gesto do pedestre, sinal com as mãos feito para pedir passagem, é uma das iniciativas que "não pegou". 

A companhia diz que a nova fase da campanha vai continuar focando os pedestres, inclusive com novas peças publicitárias na TV a serem veiculadas ainda este mês.

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