quinta-feira, 8 de março de 2012

Quatro grandes perdem espaço e Renault mira Ford

As vendas do mercado automotivo no primeiro bimestre de 2012 indicam uma tendência de crescimento de marcas menos tradicionais no Brasil, que já chegam a ameaçar de forma mais consistente o reinado das “quatro grandes”, como Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford são comumente referidas. A Renault lidera a ascensão das chamadas “newcomers” – marcas que começaram a operar de forma mais contundente no país a partir dos anos 1990.


A montadora francesa aumentou sua participação em 1,7% no mercado nacional, chegado a 6,7% de market share. Com isso, está cada vez mais próxima de ameaçar a quarta colocação da Ford, que perdeu 0,3% de participação em janeiro e fevereiro e agora detém 9,1% do mercado brasileiro. A meta nada secreta da Renault é tomar o lugar da Ford até o fim de 2013. Para isso, a marca francesa apostará no sucessor do compacto Clio e na minivan Lodgy (acima), que foi apresentada em Genebra sob o emblema da Dacia e em breve será produzida no país.


O crescimento de market share da Chevrolet fica abaixo dos ganhos de Renault e Nissan

Aliada da Renault, a japonesa Nissan é outra que vislumbra uma escalada ambiciosa no mercado brasileiro. A fabricante nipônica quer atingir 5% de participação depois que a fábrica que vai erguer em Resende, no estado do Rio de Janeiro, estiver em funcionamento, a partir de 2014. Mas a montadora não está disposta a esperar até lá para crescer e iniciou uma estratégia agressiva de marketing em torno de produtos como os compactos March e Versa e a picape Frontier. Como resultado, ocupou a sexta colocação no primeiro bimestre, com ganhos de 1,7% no market share e atingido 3,2% de participação.

Enquanto isso, as marcas mais tradicionais, que já possuem longa história no Brasil, crescem pouco, permanecem estagnadas ou até perdem participação. Além da Ford, este foi o caso da alemã Volkswagen, que retraiu 1,5% de sua fatia do mercado, caindo para 20,7%. A líder Fiat manteve 21,9% de market share, mas tem demonstrado dificuldade em ganhar mais espaço. A Chevrolet, que tem conquistado boa aceitação do público em relação aos lançamentos mais recentes – caso do sedã compacto Cobalt e do sedã médio Cruze –, conseguiu incrementar sua participação em apenas 0,8% e agora é dona de 18,7% das vendas de automóveis e comerciais leves.


O sedã Versa é um dos símbolos da estratégia de crescimento da Nissan no Brasil

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