sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Penalty abre sua primeira loja própria

Decisão é resultado de um investimento de R$ 5 milhões feito nos últimos três anos para reposicionar a marca

A bola de futebol pode durar entre três e 10 mil chutes, dependendo da qualidade de fabricação. Essa é uma das curiosidades que a paulistana Penalty levará aos apaixonados por futebol a partir dessa quinta-feira, 08, quando a marca inaugura a sua primeira loja física, no shopping Dom Pedro, em Campinas, interior de São Paulo. Genuinamente brasileira, a Penalty nasceu em 1970, enquanto o time de Pelé, Rivellino e Tostão, entre outros craques, conquistava o tricampeonato mundial de futebol para o Brasil. Mas só agora resolveu bater bola com o consumidor dentro do seu próprio campo.

A maturidade alcançada pela marca explica a decisão. “A Penalty era reconhecida pelos seus atributos técnicos, mas não pelos valores emocionais. Percebemos que ela carecia de uma identidade”, justifica Eduardo Ruschel, diretor comercial e de marketing da marca pertencente à empresa Cambuci. Com investimentos totais da ordem de R$ 5 milhões, o processo de reposicionamento da Penalty começou há três anos com a missão de descobrir o que é ser uma marca brasileira de futebol. “Para traduzir esse trabalho de forma clara, não podíamos deixar de ter uma loja física”, conta Ruschel, que contou com a consultoria GS&MD - Gouveia de Souza para desenvolver o projeto.

A meta da “loja que respira futebol” é somar vendas da ordem de R$ 250 mil ao mês, por meio da venda de calçados, confecções e bolas. “A unidade cobrirá 80% da coleção”, informa Ruschel. Segundo ele, a cidade de Campinas foi escolhida para essa estreia por apresentar um elevado potencial de consumo entre os praticantes de futebol da região, especialmente das classes emergentes.

A previsão é abrir outras 14 lojas-conceito até a Copa de 2014, nas principais brasileiras que sediarão o megaevento. A expectativa é expandir o plano também para os outros 14 países onde a marca atua hoje, “mas vamos primeiro consolidar o projeto no Brasil”, confirma o executivo. A Penalty possui atualmente mais de 7,5 mil pontos de venda em todo o País, sendo dez no formato outlet e o restante por meio de lojas multimarcas. A expectativa é fechar o ano de 2011 com vendas da ordem de R$ 260 milhões e a marca já projeta um crescimento de 12% para no próximo ano.

Sem impedimento

A loja trabalhará o lado emocional da marca por meio de uma série de possibilidades capazes de aguçar ainda mais a paixão dos torcedores pelos seus times. Uma delas é a customização de fardamentos. Sensores de movimento ligados ao cliente permitem, por exemplo, experimentar, em tempo real, uniformes exclusivamente montados pelo usuário. Nome, número, cor, brasão, entre outros detalhes, podem ser escolhidos e até enviados para a rede social do cliente. É o chamado provador virtual, um aplicativo criado pela Blumer, agência especializada no desenvolvimento de tecnologias para ações de marketing interativo, com 9.720 combinações, 18 modelos de uniformes em 30 cores, seis tipos de escudos e três de relevo.

 

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