segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Hypermarcas vende Etti para Bunge

Operação de R$ 180 milhões finaliza o plano da Hypermarcas de focar os seus negócios nas áreas de medicamentos e higiene pessoal

A americana Bunge, dona das marcas Salada, Primor, Soya, Delícia e Andorinha, entre outras, pagou R$ 180 milhões pela compra das linhas Etti, Salsaretti, Puropurê e Cajamar, até então sob o poder da Hypermarcas, que agora finaliza o plano para focar os seus negócios nas áreas de medicamentos e produtos de higiene pessoal, onde já opera com as marcas Doril, Epocler, Gelol, Merthiolate, Bozzano, Adocyl, Cenoura e Bronze, Monange, Risqué, Benegrip, entre outras.

Em outubro, a Hypermarcas vendeu também a sua divisão de produtos de limpeza para a Flora, pertencente ao grupo JBS, de Goiânia. A aquisição da área de alimentos da Hypermarcas , que deve ser concluída até o dia 30 de dezembro, inclui uma fábrica, em Araçatuba, no interior de São Paulo, que hoje empresa cerca de 250 funcionários.

Para a Bunge, o negócio fortalece a presença da empresa no segmento alimentício, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. A companhia está ainda no páreo pela compra da fabricante de biscoitos Marilan, numa disputa acirrada com a PepsiCo. A M.Dias Branco - outra empresa interessada na marca originária da cidade de Marília, no interior paulista - acaba de ser eliminada do processo por ter apresentado uma proposta que não chega a R$ 500 milhões. O valor é inferior ao esperado pela família Garla, controladora da Marilan, cuja expectativa é fechar o negócio com um preço entre R$ 600 milhões e R$ 800 milhões. O parâmetro é justamente a compra de outra marca de biscoitos, a Mabel, por R$ 600 milhões, pela PepsiCo. A operação foi anunciada em outubro e também tinha a Bunge entre os possíveis compradores.

História

A Etti foi fundada em 1955 por Carmelo Paoletti, com uma fábrica de processamento de azeitonas, em Várzea Paulista, em São Paulo. Já pertenceu também ao grupo Fenícia (1979) e à Parmalat (1998) até chegar, em 2006, ao controle da Hypermarcas.

 

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