quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Agora é pra valer: BMW e Toyota fecham parceria para compartilhamento de tecnologias verdes

Após diversos indícios de uma parceria próxima, a alemã BMW e a japonesa Toyota finalmente formalizaram um acordo para compartilhamento de suas tecnologias para veículos “verdes”.
O pacto tem como mote o desenvolvimento de carros ecologicamente corretos, principalmente em relação à eficácia das baterias de íons de lítio. Mas o acordo não se limita a veículos híbridos e elétricos. A BMW também irá fornecer motores diesel 1.6 e 2.0 litros mais eficientes para a divisão europeia da Toyota, a partir de 2014. Em contrapartida, a marca nipônica irá repassar seu know-how em veículos híbridos – principalmente a experiência acumulada com o bem-sucedido Prius – para a fabricante germânica.

A BMW já havia demonstrado interesse em desenvolver alternativas aos motores a combustão. Além da pesquisa pioneira no campo do hidrogênio, a marca prepara o lançamento da divisão “i”, que cuidará de modelos híbridos e elétricos. O principal objetivo da alemã com a parceria da Toyota é ganhar participação nos Estados Unidos, onde veículos híbridos já estão consolidados no mercado. O Prius, por exemplo, foi lançado em 1997 e já contabiliza 2,3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo – quase metade delas nos Estados Unidos. A BMW também já firmou parceria com a francesa PSA para projetar híbridos compactos.


Em contrapartida, a Toyota quer solucionar um de seus maiores gargalos no mercado europeu. A popularidade dos motores diesel no continente é pouco explorada pela japonesa por causa de sua oferta de motores pouco eficientes e obsoletos. O elogiado motor de 2.0 litros da BMW deve cair, então, como uma luva para a linha de modelos médios da Toyota, como o Corolla e Camry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário