segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Consumidores e empresas europeias estão dispostos a investir em sustentabilidade

Pesquisa analisou a opinião de mais de dois mil residentes da Europa, sendo 25% dos entrevistados proprietários, diretores ou tomadores de decisão nas empresas

São Paulo - Uma maioria significativa de consumidores e tomadores de decisão nas empresas está cada vez mais disposta a fazer investimentos para tornar suas construções e lares mais eficientes em termos de energia. Foram essas as conclusões de uma nova pesquisa realizada pela organização on-line OnePoll, em nome da Autodesk, Inc. (NASDQ: ADSK).

O estudo pediu e analisou a opinião de mais de dois mil residentes da Europa, no Reino Unido, França, Alemanha e Itália. Cerca de 25% dos entrevistados eram proprietários, diretores ou tomadores de decisão nas empresas. Os líderes empresariais mostraram a maior disposição para "serem ecológicos", com 86% indicando interesse em investir para tornar suas organizações mais energeticamente eficientes; 70% dos consumidores entrevistados indicaram que estavam preparados para investir em residências mais ecológicas.

"O custo de energia de construções, incluindo residências e empresas, tem um impacto enorme na sustentabilidade das cidades", diz Pete Baxter, Vice-Presidente da Autodesk de Arquitetura, Engenharia e Construção para Europa, Oriente Médio e África. "À medida que as cidades buscam novas maneiras de reduzir e gerenciar o impacto ambiental, sentimo-nos encorajados ao ver que as empresas e consumidores individuais estão dispostos a agir para tratar da questão. 

Como uma empresa de software de projeto 3D, a Autodesk está comprometida em ajudar cidades, empresas e consumidores a usarem a tecnologia para tomar as melhores decisões de projeto, que tornarão as cidades significativamente mais verdes."

A pesquisa revelou visões diferentes em relação aos maiores desafios enfrentados pelas cidades sustentáveis, com 30% de todos os entrevistados identificando tendências globais, como a mudança climática; 25% escolheram as populações mais velhas, 24% selecionaram o aumento da população e 21% identificaram a falta de água e outros recursos essenciais.

Os entrevistados também se dividiram em relação às soluções. Comprar localmente para apoiar as empresas e fazendeiros locais foi a opção mais popular, apoiada por 37% da amostra, seguida pelo aumento da eficiência energética (29%) e pelo plantio de árvores na área local (19%).

A opção de "comprar localmente" teve um apoio particularmente forte no Reino Unido e foi mencionada por 45% dos entrevistados. Na Itália, com o sólido histórico do país em tecnologias renováveis, o aumento da eficiência energética demonstrou ser a opção mais contundente e foi apoiado por 40%.

"Os consumidores europeus estão se tornando mais conscientes dos desafios de sustentabilidade enfrentados por suas cidades, porém permanecem divididos sobre as questões essenciais e incertos sobre como resolvê-las", acrescenta Baxter. "As conclusões da pesquisa mostram uma necessidade urgente de mais educação, junto com a conscientização dos passos que indivíduos e comunidades da Europa podem tomar para impulsionar o desenvolvimento de cidades sustentáveis."

A Autodesk encomendou a pesquisa para medir a intenção de consumidores e empresas de fazer escolhas sustentáveis. Através de um amplo portfólio de soluções que estão ajudando a capacitar arquitetos, engenheiros e projetistas a fazerem escolhas de projetos mais sustentáveis, a empresa está ajudando a imaginar, projetar e criar um mundo mais sustentável. Nos últimos quatro anos, a corporação reduziu seu próprio consumo de carbono em 34%. Mais informações disponíveis no site da empresa.


Britânico de bicicleta em Londres
Líderes empresariais mostraram a maior disposição para "serem ecológicos", 86% indicaram interesse em investir para tornar suas organizações mais energeticamente eficientes

 

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