terça-feira, 9 de agosto de 2011

WMcCann cria filme interativo para Chiclets Evolution

Comercial produzido em caráter experimental pela Burti Filmes para a Kraft Foods estará disponível apenas para donos de aparelhos Smart TV da LG

A plena interatividade prometida pela televisão digital está longe de ser uma realidade para os 180 milhões de brasileiros, mas a W/MCann apresentou na manhã desta terça-feira, dia 9, um comercial criado para a Kraft Foods e produzido pela Burti Filmes dentro dos moldes que, apostam, se tornarão padrão nos próximos anos. O produto escolhido para esse projeto experimental foi o Chiclets Evolution, goma de mascar que começa com um sabor (morango ou citrus) e termina com outro completamente diferente (hortelã). Esta foi a deixa para criar um comercial que começa de um jeito e termina de outro.

No filme, que tem a direção de cena de Ricardo Godoy, um adolescente chega numa festa à fantasia sem estar vestido para a ocasião. Diante dos olhares de todos, surge diante dele uma luva de box e óculos escuros, a primeira oportunidade dada ao consumidor para interagir com a história e escolher um traje para o personagem. Na sequência, após tentar sem sucesso beijar uma garota da festa, lhe é dada uma chance de trocar a fantasia da pretendida, e quem sabe, sua receptividade. No final, o consumidor ajuda o personagem a lidar com um vizinho que bate na porta do apartamento para reclamar do barulho. “O consumidor muda o sabor de uma festa à fantasia, definindo o rumo da história em tempo real, descobrindo cenas escondidas e, claro, escolhendo diferentes finais para o comercial”, disse Godoy.

Por ser um balão de ensaio, o comercial não terá veiculação tradicional e estará disponível apenas no menu de conteúdo dos aparelhos Smart TV da LG, cuja meta do fabricante é vender 4 milhões de unidades até a Copa de 2014. O projeto foi apresentado à WMcCann há cinco meses pela Burti Filmes, produtora criada no ano passado posicionada para projetos de interatividade que desenvolveu a tecnologia. Ricardo Cavallini, vice-presidente de convergência da W/McCann conta que a agência abraçou o projeto por vislumbrar seu potencial de inovação. “Queríamos sair na frente no desenvolvimento desse tipo de comercial”, declarou Cavallini.

A Kraft, por sua vez, abraçou o projeto por conta da adequação aos esforços em sustentar a campanha pelo Chiclets Evolution, lançado em março deste ano. “É uma campanha que tem grande potencial para engajar nosso público consumidor”, afirma André Zanin, gerente de marketing da marca Chiclets. Ele conta que a companhia estuda disponibilizar em breve o aplicativo do comercial no Facebook, solução que já está desenvolvida.

O mercado de goma de mascar movimenta hoje no Brasil cerca de R$ 1,5 milhão, dividido entre os segmentos goma de mascar propriamente dito responsável por dois terços desse volume, liderado por Chiclets com 8%; e o de bola, que responde pela fatia restante, dominado pela marca Babaloo, também da Kraft com 10%. Os números fornecidos por Zanin são creditados a Nielsen.

 

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