quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Grupo ABC prepara venda de 30% da XYZ Live

Novo sócio será um investidor do mercado financeiro e fará aporte de cerca de R$ 150 milhões na empresa

O Grupo ABC anunciou na semana passada um novo modelo de operação para o seu braço C, dedicado a conteúdo e entretenimento, e concentrado, desde abril deste ano, na XYZ Live. A empresa passa a ter independência de gestão em relação à holding – processo conhecido como spin off. “Este mercado ainda não está consolidado no Brasil. E nós precisamos de mais velocidade e mais recursos para fazer a expansão que desejamos”, salienta Guga Valente, CEO do ABC, lembrando que a XYZ tem concorrentes fortes como T4F, que recentemente fez seu IPO, e a Geo, sociedade entre as Organizações Globo e o Grupo RBS.

Valente explica que a decisão de retirar a XYZ da estrutura organizacional da holding deve-se a dois fatores principais. “Queremos trazer um sócio investidor para o nosso braço C, agora concentrado na XYZ, mas não queremos que ele participe das nossas empresas dos braços A e B, onde não precisamos de investidores”, garante. O segundo motivo é neutralizar conflitos de contas com os tradicionais clientes do ABC. “A XYZ precisa ter autonomia. Agora está isolada de forma a não ser contaminada pelos braços A e B do ABC”, frisa Valente.

Haverá mudanças também na composição acionária da XYZ Live. Hoje, mesmo com o desmembramento em um empresa independente, os mesmos sócios do Grupo ABC detém 83% das ações, nas mesmas proporções de suas participações na holding. Os 17% restantes estão nas mãos de oito sócios-executivos: William Crunfli e João Paulo Affonseca (ex-controladores da Mondo Entretenimento); Phil Rodrigues (dono da Evenpro, parceira internacional da XYZ); Fernando Julianelli, Geraldo Rodrigues Jr., Fernando Von Oertzen e Guilherme Schaeffer (ex-donos da ReUnion); e Sergio Waib, ex-presidente da Maior.

Entretanto, os atuais controladores mantém a expectativa de concluir nas próximas semanas as negociações para entrada de um novo sócio investidor na XYZ, que faria aporte de R$ 150 milhões e ficaria com cerca de 30% da empresa. “Este é um caso em que a ação vale mais que o dinheiro, porque ela vai se valorizar com o decorrer do tempo. Abrimos mão das ações que temos porque acreditamos que o sócio que entrará vai nos ajudar a fazer com que as ações que ficaram nas nossas mãos também se valorizem, pela aceleração do nosso crescimento”, frisa Valente. “Imaginamos manter entre 51% e 57% da XYZ Live com os atuais sócios do ABC”, adianta. Paralelamente, os sócios executivos diminuiriam sua fatia para algo em torno de 15%, abrindo o espaço de cerca de 30% para o novo investidor.

A medida ocorre simultaneamente à mudança no alto escalão da XYZ, com a saída do presidente André Mantovani rumo à RedDrummer, que oferece uma ferramenta tecnológica para gerir as informações internas de seus clientes. Bazinho Ferraz, um dos sócios do ABC, assume a presidência da empresa. Até então, Ferraz era presidente do conselho executivo da XYZ Live e presidente de branding services & content da holding, função esta que deixa de existir.

Com a entrada de capital, Bazinho Ferraz espera acelerar o plano de aquisições da XYZ Live. A primeira delas já está concretizada. Trata-se da compra do controle acionário da Esfera BR, empresa especializada em marketing esportivo e dona de eventos como corridas de rua, provas de ciclismo, natação e futebol; feiras destinadas ao setor, como a Brazil Sports Show; e uma editora de revistas de esportes, com títulos como a O2 (corridas de rua), Aqua (natação) e Invicto (futebol), além da produtora de conteúdo OxigênioTV. Em um primeiro momento, a Esfera BR não será fundida com a XYX. Continuará com administração independente, sob comando de seu sócio diretor Felipe Telles.

“A Esfera BR acrescenta volume à nossa plataforma de esportes. Já somos grandes em vôlei, automobilismo, tênis e agora entramos nesses novos esportes. Outra vantagem está na força dos títulos, até porque uma de nossas metas dentro da XYZ é valorizar o conteúdo”, ressalta Ferraz, que mantém em seu radar para possíveis aquisições nas áreas de surfe, tênis e golfe.

Já na área de futebol, a novidade é o acordo com a Bertolucci Sports para trabalhar a imagem de cerca de 50 jogadores de futebol, nas áreas de patrocínio e gerenciamento de carreira. Dentre os atletas estão Ramires, David Luiz (ambos de Chelsea), Luisão (Benfica), Alex (Corinthians), Elano (Santos) e Oscar (Internacional e campeão mundial Sub-20 pela seleção). O maior evento deste pilar será o Soccerex Global Convention 2011, dedicado aos negócios do futebol e que ocorre de 26 a 30 de novembro, no Rio de Janeiro, realizado pela XYZ, parceira comercial exclusiva da Soccerex no Brasil.

A XYZ também mantém acordos operacionais com a Luminosidade, de Paulo Borges, e com a Dueto, de Monique Gardenberg. Sua área de seminários realiza três eventos em parceria com o Grupo Dória, de João Dória Jr.

Na seara de entretenimento, o maior negócio para a XYX, a empresa aposta em festivais com a aquisição do Ultra, de música eletrônica que teve origem em Miami. “A vantagem de ter festivais é a perenidade. Você não fica refém das turnês. Com o Ultra quero construir um pouquinho do que foi o Skol Beats. Queremos que o evento seja um marco na cidade de São Paulo”, afirma Ferraz. Outras atrações programadas para os próximos meses são os shows de Justin Bieber, Red Hot Chili Peppers, Katy Perry, Kesha, System of a Down e Eric Clapton.

Além disso, a XYZ Live está criando as áreas de exposição e feiras, elevando para oito o seu número de pilares. No lançamento, eram seis: entretenimento, cultura, esporte, futebol, conhecimento e moda. Mas para que os negócios possam ser alavancados nas duas novas frentes, precisará adquirir empresas destes setores, algo que já está nos seus planos.

Atualmente a empresa conta com uma equipe de 160 funcionários, agora instalados na nova sede da empresa, no Edifício Dacon, em São Paulo. Segundo Ferraz, a estimativa de receita para 2011 foi aumentada dos R$ 168 milhões previstos inicialmente para R$ 210 milhões. O objetivo é atingir faturamento de RS$ 600 milhões em um prazo de quatro anos, o que exigirá crescimento médio anual de 36%.

Com agências consolidadas nas áreas da publicidade e dos serviços de marketing, que a holding chama de “braços” A (de advertising) e B (de brand services), o lado C (de content) sempre foi o calcanhar de Aquiles do Grupo ABC. Quando a holding mudou de nome, em outubro de 2007, a incipiente área de conteúdo agregava a N/Ideias, a Networks e a StockCar. Depois foi reforçada pela Reunior, especializada em marketing esportivo, adquirida pelo ABC em 2007 e inicialmente alocada no braço B. Com a incorporação da Mondo Entretenimento, em dezembro de 2008, o braço C começou a ganhar força. Entretanto, o ABC só assumiu o controle acionário da Mondo no início deste ano, já durante o processo de montagem da XYZ. Anteriormente, outra tentativa de dar fôlego aos negócios de entretenimento e conteúdo foi o lançamento da Maior, no início de 2009. Inicialmente, ela foi presidida por Paulo Zottolo (ex-presidente da Philips e da Nivea) e aproveitou as pequenas estruturas da N/Ideias e da Magia Brasil (lançada no ano anterior com foco na comercialização de eventos proprietários). No inicio de 2010, Zottolo deixou a empresa e foi substituído por Sérgio Waib. Em abril deste ano, Mondo, ReUnion e Maior foram fundidas na XYZ Live.

Raio X - GRUPO ABC

Sócios: Guga Valente (CEO), Nizan Guanaes (chairman), Bazinho Ferraz, Sérgio Valente (somando 63% das ações, sendo que os dois primeiros detém juntos o controle acionário); Banco Icatu (23%); e Gávea Investimentos (14%).

Parceiro internacional: O Grupo Omnicom, através da rede DDB, tem 60% da DM9DDB e da Interbrand Brasil, 15% da Africa e 10% da Loducca.

Resultado financeiro: A meta da holding para 2011 é aumentar em 17% a receita bruta de R$ 610 milhões registrada no ano passado. O lucro líquido declarado subiu 233% em 2010, chegando a R$ 37,4 milhões.

Agências de publicidade do braço A: Africa, DM9DDB, Loducca e Rede106, com sedes no Brasil; e Pereira & O’Dell e Dojo, nos Estados Unidos. A única não controlada pelo ABC é a DM9DDB, na qual a holding brasileira tem 40%.

Empresas de serviços de marketing do braço B: BFerraz, NewStyle, Sunset, Tudo, 24/7, Asia Branding e Interbrand Brasil, sendo esta última a única não controlada pelo ABC, que tem 40% da empresa.

*Colaborou Felipe Turlão

 

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