terça-feira, 16 de agosto de 2011

Brilliance confirma fábrica no Brasil em 2012


Representada pela CNAuto, até então importadora das marcas de comerciais leves Hafei (Towner) e Jinbei (Topic), a chinesa Brilliance surgiu no Brasil em outubro de 2010. No mesmo mês, a empresa apresentou os hatches FRV GL, FRV Cross e o sedã FSV no Salão do Automóvel de São Paulo, para testar a receptividade do público. Na época, a previsão era de que os modelos seriam lançados aqui no primeiro trimestre deste ano, mas sofreram um atraso no cronograma devido à demora na homologação, e só agora estão chegando ao mercado.




O primeiro lote de modelos FRV, com 546 veículos, já está a caminho do país e deve começar a ser vendido em outubro ou novembro próximos, com preços entre R$ 43 mil e R$ 55 mil. Estas primeiras unidades vêm equipadas com motor 1.5, de 104 cv de potência, e câmbio mecânico - até o fim do ano, desembarcam as versões com transmissão automática. Em dezembro, a empresa deve lançar o sedã médio FSV, que se encontra em fase de homologação e de análise de potencial de mercado.



Nona marca chinesa a desembarcar no país, a Brilliance vai compartilhar a rede atual com os utilitários das outras duas marcas do grupo, dividindo seus pontos de venda, que atualmente somam 64 concessionárias no país – a previsão é atingir 80 até o fim deste ano. “Os carros de passeio serão expostos junto com as linhas de vans e comerciais. Onde for possível, eles terão uma área independente, com layout próprio, dentro da mesma revenda”, afirma Ricardo Strunz, diretor-geral da CNAuto.



A previsão de vendas para este ano é de 500 a 1.000 unidades, volume que deve subir para 1.500 a 2.000 unidades em 2012. “Temos ainda que preparar a rede e fazer um treinamento dos vendedores para o atendimento desse novo cliente de carros de passeio, que é diferente do comprador de vans e picapes.”



O executivo afirma que as medidas de licenças não-automáticas e os recentes planos do governo de redução do IPI para a indústria automotiva brasileira não criaram problemas para a importação de veículos pela empresa e não mudaram a estratégia da CNAuto para o mercado brasileiro.



“Nossos planos de médio prazo preveem a construção de uma fábrica no país, que deverá entrar em operação a partir de 2012. A discussão sobre a planta começou em maio do ano passado. No momento, estamos negociando com dois Estados da região Sudeste. A definição sobre o local deverá sair em breve”, diz Strunz.

Além da futura montadora, a CNAuto negocia a representação da marca chinesa Great Wall, no segmento de vans e utilitários esportivos. Segundo Strunz, a empresa mantém conversação há mais de um ano com a fabricante asiática. Dez unidades dos modelos Hover (SUV), Wingle (picape média), ambos nas versões 4x2 e 4x4, e da multivan Cool Bear (foto acima) rodam há mais de quatro meses em testes por estradas brasileiras. A negociação deverá ser definida ainda neste ano, segundo informou a empresa.

Desde o ano passado, sete empresas disputavam a representação da marca no país. No momento, apenas duas estão no páreo – uma delas é a CNAuto (que não revelou qual seria a outra concorrente). Especula-se que a outra seja a Caoa.

Na China, a Brilliance Auto (holding do grupo) é uma empresa estatal especializada na produção de microônibus, comerciais leves, automóveis, motores e componentes automotivos. Criada em 1992, a partir de 2003 a marca começou a montar em parceria com a BMW os modelos alemães na China. Atualmente, a corporação é líder na produção e venda de vans de passageiros e detém o controle das marcas Brilliance, Jinbei, Granse e Zhonghua. Em 2010, a Brilliance vendeu 501.400 veículos, classificando-se como o nono maior fabricante doméstico.

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