quinta-feira, 14 de julho de 2011

A publicidade mobile está decolando... Finalmente!

A quantidade de anunciantes interessados em publicidade em telefones celulares dobrou nos últimos dois anos. Essa é a conclusão de um estudo lançado recentemente pela comScore, empresa especializada na medição de serviços online.
Depois de atravessar alguns períodos de turbulência e tempo ruim, sem condições de avistar boas perspectivas no horizonte, a publicidade para mobile – até que enfim! – decolou. O levantamento ainda revela um dado bem interessante: nos últimos dois meses 689 anunciantes rodaram campanhas mobile. Esse número representa um aumento de 128% em relação ao mesmo período em 2009.

Outra pesquisa, só que realizada pela
DM2 Media and Jumptap, reforça os resultados apresentados pela comScore. De acordo com a análise, 85% dos publicitários estão envolvidos com algum tipo de ação de marketing com mobile. Além disso, 60% estão reservando seu budget de publicidade online para investir nesse tipo de campanha. Dentre os 350 entrevistados, a metade estava envolvida em campanhas de resposta direta e a outra metade, em campanhas de branding.

Destaco três fatores que levam os publicitários a apostarem na publicidade mobile. Em primeiro lugar, coloco a expansão dos smartphones. Em seguida, fica alta performance das campanhas. E por último, mas não menos importante, acredito que os profissionais de marketing sempre desejam ocupar o topo da curva de inovação.


Alcance.
No início apenas um punhado de aficionados em tecnologia manifestava algum interessava, mas, hoje em dia, a publicidade em telefones celulares já se tornou comum, alcançando um bom percentual de internautas. A pesquisa da comScore ainda aponta que a popularização dos smartphones está por trás do crescimento da publicidade mobile. Verificou-se que 82% dos proprietários de smartphones navegam na internet com seus aparelhos, enquanto apenas 19% dos usuários utilizam suas funções básicas, ou seja, telefonam e enviam mensagens de texto.

Performance.
Uma análise de mais de 200 milhões de impressões de campanhas servidas pela MediaMind, entre o quatro trimestre de 2010 e o primeiro trimestre de 2011, mostra que os internautas são nove vezes mais propensos a clicar em banners mobile do que Banners Standard.

Inovação.
Ao utilizar o mobile, os anunciantes demonstram seu compromisso com a inovação. Além de proporcionar visibilidade positiva à marca, há outra vantagem que não se encontra em outros canais. A competição pela atenção do usuário é menor. Os anúncios mobile ocupam uma porção maior da tela quando comparamos com o espaço preenchido pelos banners em navegadores, como o IE, Chrome, FireFox, entre outros. E, em muitos casos, só um banner aparece na tela dos smartphones.

Já que a publicidade para telefones celulares finalmente decolou, este é o momento ideal no qual os anunciantes podem explorar todas as possibilidades desse canal, aproveitando os benefícios proporcionados pela alta performance e pela pouca competição na disputa pela atenção do usuário. E em relação às dimensões reduzidas da tela de um celular, não se preocupe. Se você tem um aparelho bacana, o tamanho realmente não importa.


Por Ariel Geifman, analista de Pesquisas da MediaMind

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