segunda-feira, 30 de maio de 2011

Batizar carro requer mais do que criatividade

 
Lançado nos EUA e na Europa, o hatch Rio deve chegar ao Brasil em novembro. Segundo a Kia, o nome do modelo é uma referência ao Rio de Janeiro porque o carro tem uma condução divertida e dinâmica. Já a chinesa JAC vai adotar as alterações feitas sob exigência do consumidor brasileiro. Na China, as versões dos modelos serão vendidas com o nome Samba. 


Conforme aumenta o número de modelos de carros, fica tão difícil batizá-los que às vezes a criatividade leva a palavras para lá de originais.

"Em geral são escolhidos nomes que reflitam a imagem do veículo ou o que se quer transmitir com ele", explica Mário Furtado, gerente de design da Nissan, de onde saíram Tiida e Livina. 

Nem sempre a mensagem causa boa impressão --vide a estranheza gerada por nomes como Picanto, Chana e Hoggar (confira, na lista abaixo, o que significam). 

Com carros globais, as montadoras procuram nomes de carros que possam usar em vários países. 

"As marcas pesquisam se o nome não tem conotação negativa em algum país e cada mercado faz sua adaptação", explica Alex Periscinoto, ex-publicitário da Volkswagen e especialista em propaganda de carros.

Alguns fabricantes recorrem a pesquisas com clientes ou até mesmo a programas de computador que selecionam letras aleatoriamente, método usado para batizar o Jetta e o Sandero. 

TRADUÇÕES PERIGOSAS

A Nissan resolveu rebatizar de March o hatch que trará ao Brasil ainda neste ano. Na Europa, ele chama Micra."

O nome é bom lá, onde buscam um compacto. Já o brasileiro compra porque é o que ele pode pagar, mas não quer a imagem de 'micro'", avalia Furtado. 

Já a Mitsubishi vende o Pajero como Montero nos mercados onde se fala espanhol, porque "pajero", nesse idioma, define uma pessoa que curte o onanismo. 

Antes de batizar um modelo, especialistas em marketing recomendam evitar nomes compostos e buscar expressão fácil de memorizar.

Para o professor Valdner Papa, da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), os nomes influenciam diretamente na venda. 

"Antes eles mudavam a cada novo produto, mas agora são mantidos, o que vincula uma imagem positiva na cabeça do consumidor", avalia Papa. "Já os nomes novos têm a definição ligada ao design e ao perfil de consumidor que se pretende atingir." 

Gol e Uno mantiveram os nomes mesmo após mudanças drásticas de visual. 

Marcas "premium", como Audi, BMW e Mercedes, não se comprometem: nomeiam modelos com números. "Consagradas, investem no nome da marca", diz Papa. 

Confira o significado de alguns nomes, de acordo com informações dos fabricantes: 

Kia Picanto
Referência a "piquant" (picante, em francês), na tentativa de transmitir ousadia.
Renault Logan
Associação a "log in" e "log on" (acesso a sistemas, em inglês)
Nissan Livina
Mistura dos termos "live" (viver, em inglês) e "living" (vivendo)
Ford Ka
Na mitologia egípcia, é nome dado ao espírito que forma os seres humanos e gera a força vital das pessoas
Volkswagen Amarok
Significa "lobo" na língua dos esquimós
Subaru Impreza
Derivado de "impresa" (proeza, em italiano)
Renault Kangoo
Uma referência ao canguru e à versatilidade da sua bolsa
Hyundai Azera
Adaptação de "azzurro" (azul, em italiano), cor oficial da Hyundai
Citroën Picasso
A homenagem ao pintor espanhol que resultou em referências indesejadas
Volkswagen Bora
Vento que sopra no sul do mar Adriático
Renault Sandero e Volkswagen Jetta
Nomes gerados por computador
Nissan Tiida
Quer dizer "sol nascente" no dialeto falado em Okinawa, no Japão
Peugeot Hoggar
Cadeia de montanhas no deserto do Saara, para associar robustez
Volkswagen Passat
Vento que cruza a Europa de Leste para Oeste.
Chana
É uma marca de veículos utilitários. Segundo a montadora, é para lembrar o país de origem, a China
Fiat Palio
Nome de uma corrida de cavalos realizada na Idade Média durante as festas populares
Renault Clio
Musa da história e da criatividade
Chevrolet Corsa
Corrida em italiano
Volkswagen Eos
Deusa grega do amanhecer

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