quinta-feira, 14 de abril de 2011

Consumidores vão mais ao Conar

 

Dados de 2010 apontam que denúncias feitas por consumidores cresceram 43% se comparados com os números do ano anterior

Os consumidores foram responsáveis por quase metade dos processos instaurados no Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em 2010. Dos 376 iniciados no ano passado, 43,3% foram motivados por denúncias dos consumidores - o número é quase duas vezes maior do que o verificado em 2009.

Segundo o órgão, isso demonstra, entre outros aspectos, "o sucesso das campanhas que divulgam a autorregulamentação publicitária". No ano passado, o Conselho entrou em mídia com campanhas assinadas pela AlmapBBDO para divulgar suas atribuições - relembre uma delas aqui.

As empresas associadas ao Conslhor foram responsáveis pela abertura de 28,7% dos processos. O Conar, por iniciativa própria, iniciou 24% dos casos. Com os números de 2010, o órgão alcança a marca de 7340 representações éticas desde a aprovação do Conselho Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em 1978.

Em 2010, foram analisados 423 processos. Em 166 casos (39,1%), foi solicitada alguma alteração na peça ou na campanha. Já em 147 casos (34,6%), o processo foi arquivado. 65 campanhas (15,3% dos casos) tiveram sua suspensão solicitada - entre essas, a mais conhecida foi a da Devassa Bem Loura, com a socialite Paris Hiton.

Entre os setores, os mais questionados foram produtos e serviços para saúde (50 casos, ou 13,3% do total); bebidas alcóolicas (46 processos, ou 12,2%) e veículos e acessórios (37 denúncias, ou 9,8% do total).

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