terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Empresas brasileiras perdem R$ 85,6 bi em valor de mercado, diz pesquisa

Neste ano, até o dia 14 de fevereiro, as empresas brasileiras de capital aberto perderam R$ 85,6 bilhões de valor de mercado, segundo pesquisa da consultoria Economatica divulgada nesta terça-feira (15).
O levantamento mostra que o setor de alimentos e bebidas é o mais afetado, com queda de valor de mercado de 11,7%. "No final de 2010, as empresas do setor valiam R$ 215,8 bilhões contra R$ 190,5 bilhões no dia 14 de fevereiro: uma queda de R$ 25,3 bilhões", diz a consultoria, por meio de nota.
Segundo a pesquisa, o setor com melhor desempenho é o de telecomunicações. No período, o segmento teve crescimento de valor de mercado da ordem de 5%. No final de 2010 as empresas acumulavam valor de mercado de R$ 104 bilhões, contra R$ 109,3 bilhões em 14 de fevereiro.
Nominalmente o setor que teve o maior crescimento foi o de mineração que, no período, aumentou R$ 9,8 bilhões, equivalentes a 3,4%.
"A Vale do Rio Doce é a empresa com a maior valorização nominal com crescimento de R$ 11,4 bilhões seguida pela Eletrobrás com R$ 5,4 bilhões."
De acordo com o estudo, a Ambev é a empresa que tem a maior queda nominal de valor de mercado no período, com recuo de R$ 19,5 bilhões ou –13,6 % em relação a dezembro de 2010.
No final de 2010, as 312 empresas brasileiras estudadas valiam R$ 2,433 bilhões e, no dia 14 de fevereiro, R$ 2.347 bilhões, queda de 3,5%. "O valor que o mercado perdeu em 2011 equivale a termos perdido o integralmente o Banco do Brasil que, em 14 de fevereiro, valia R$ 85,1 bilhões", afirma a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário