segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Custos com a intermediação imobiliária valem a pena?

O custo da contratação de uma imobiliária para intermediar o processo de locação de imóveis é de 7% a 10% do valor do aluguel mensal. No primeiro mês, a taxa cobrada poderá ser de 50% a 100% do aluguel, para cobrir despesas como vistorias e contratos. Por conta desses custos, muitos proprietários preferem não procurar uma imobiliária e encaminham a locação por conta própria.

Se, por um lado, o anúncio nos classificados, a placa na frente do imóvel e a propaganda boca a boca podem funcionar por si só para gerar uma negociação, por outro, o locador que fecha contrato sozinho fica sem o amparo e a garantia proporcionada pelo serviço especializado. “A questão é não saber ao certo quem são aqueles que vão entrar no imóvel, e ter poucas garantias de que seu bem vai permanecer intacto ao final do contrato de locação”, ressalta o diretor da Courtier Imóveis, Marcelo Guimarães.

O especialista explica que a vantagem da intermediação imobiliária começa desde o início do processo de aluguel. Se o proprietário não tem tempo para acompanhar visitas ao imóvel, é o corretor quem irá fazer o papel de apresentar o local ao possível locatário. Além disso, o proprietário não terá o transtorno de receber diversos telefonemas de todos aqueles que respondem ao anúncio nos classificados.

A maior contribuição, no entanto, diz respeito às garantias em relação ao inquilino. Quando um interessado aparece, a imobiliária é responsável por cercar a negociação de proteções jurídicas. “Antes de fazer o contrato são buscadas garantias como fiador ou seguro fiança. Além disso, o proprietário recebe orientações sobre seus direitos e deveres, assim como a pessoa que está alugando o imóvel. 

Se o locatário atrasar o pagamento do aluguel, a responsabilidade da cobrança fica com a imobiliária. “Envio de cobranças e notificações para o mau inquilino deixam de ser preocupação do locador”, diz o diretor.

Guimarães salienta ainda que com a ajuda de uma imobiliária a divulgação fica bem mais forte. “É preciso pesquisar e encontrar uma imobiliária de confiança, que tenha tempo de mercado”, ressalta.

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