segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Com iPad, jornal digital se tornará mídia de massa


Para o consultor de mídia Ken Doctor, a seleção natural pela qual passam as novas mídias fará com que só os mais adaptados sobrevivam à transição tecnológica, informa entrevista feita pela correspondente da Folha em Boston, Luciana Coelho (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). 


Doctor se sobressai pelo otimismo pragmático de quem vê um futuro feliz para o jornalismo, mas não sem percalços. 

Um ótimo teste para o momento é o lançamento do "The Daily", o jornal exclusivo para iPad lançado na última quarta-feira pelo bilionário e pioneiro da mídia Rupert Murdoch. 

O consultor vê o novo jornal como um marco na indústria da mídia voltada para as massas. A primeira revolução, diz, é o preço. O leitor paga, sim, mas em vez de uma assinatura o modelo será o do iTunes, com um aplicativo vendido a US$ 0,99 (R$ 1,66) semanais. 

A outra é a interatividade -- farta, mas sem pirotecnias, de forma a guardar propositadamente a imagem de uma revista ou um jornal. 

A Folha ouviu Doctor no dia do lançamento do "Daily". A fórmula, afirma, criará um veículo de massas que vai acelerar a migração do impresso para os tablets -- embora ele ressalte que os primeiros não vão deixar de existir tão cedo. 

Leia a reportagem completa na Folha desta segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário